segunda-feira, 29 de maio de 2017

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA ESCOLAR


Desde sua implantação em abril de 2016, pela primeira vez, representantes de escolas públicas de São João da Barra participaram da reunião do Conselho Comunitário de Segurança Escolar. O encontro, no 8º Batalhão de Polícia Militar, em Campos dos Goytacazes, na quarta-feira, 10, teve por objetivo aproximar a instituição policial da comunidade escolar.
Para o chefe do Setor de Planejamento e Operações do 8º BPM, capitão Márcio Rosa, que representou o comandante Fabiano Santos de Souza, a criação do Conselho vem propiciando um fórum permanente de discussão próprio e especializado visando soluções em conjunto para os problemas na comunidade escolar.
– A ideia é descentralizar as reuniões nos municípios de abrangência do 8º Batalhão, que acontecem sempre na segunda quarta-feira do mês – disse Márcio, acrescentando que dessa forma haverá mais interação dos órgãos policiais com a população.
A secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Lúcia Siqueira, resumiu o Conselho como fundamental para debater junto à Polícia Militar possíveis parcerias com o intuito de minimizar os problemas relacionados à violência e à criminalidade nas imediações das escolas, coibindo assim o tráfico de drogas e outros atos ilícitos.
“Estamos aqui para apurar denúncias dentro e fora das escolas, proporcionar a troca de experiência entre professores e diretores e unificar ações de combate a práticas ilícitas”, pontuou o secretário de Ordem Pública de São João da Barra, Maxwell Araújo, enfocando que a meta é intensificar a ronda escolar da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, e realizar dentro das escolas palestras educativas e preventivas contra o uso de drogas e outros temas.
O responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) na Área do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), subtenente João Alves, participou da reunião. O subsecretário Municipal de Ordem Pública de São João da Barra, Rodrigo Machado, o inspetor da Guarda Civil Municipal, Marcelo Reis, e o gerente de Ordem Pública, Phillipe Nicácio Oliveira, também estavam presentes.
O encontro contou ainda com professores, diretores de escolas, pedagogos e psicólogo de São João da Barra, e representantes da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo e do Pólo Avançado da FAETEC no Norte Fluminense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário