segunda-feira, 4 de maio de 2015

UNIFORME ESCOLAR E SEGURANÇA

Uniforme escolar gera sensação de segurança, afirmam pais

divulgação

Trajes facilitam integração e estimulam sentimento de igualdade entre alunos, na visão dos pais; Prefeitura distribui kits de uniforme em 56 unidades escolares
da redação | 24-04-2015 08:13:58
O traje certo, no lugar certo. No ambiente escolar, é do uniforme o papel de destaque. Mais do que a roupa adequada para o dia a dia de atividades, ele é sinônimo de pertencimento ao grupo, fator de integração e igualdade entre pares, fácil identificação e, por isso mesmo, mais segurança para crianças e jovens. Esta é a visão dos pais que, nesta quinta-feira (23/04), participaram das cerimônias de entrega de uniformes na rede municipal de Hortolândia.
Os kits de uniforme, com trajes de verão e inverno, estão sendo distribuídos nas 56 escolas municipais desde o último dia 17. A medida beneficia 23 mil estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Pelo segundo ano consecutivo, as peças foram confeccionadas pelas aprendizes da Oficina de Corte e Costura da Prefeitura, projeto social realizado em parceria com o Senai-Sumaré (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Além de capacitar e viabilizar oportunidade de recolocação profissional às participantes, a ação gera economia de R$ 6 milhões aos cofres públicos.
“A educação é uma das principais metas do nosso governo. Desde o início do ano, já entregamos aos nossos alunos os kits de material escolar e de higiene bucal. Agora, estamos entregando os uniformes. Pelo menos 35 escolas da rede estão sendo reformadas. Aqui no bairro, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) José Natalino Fonseca ganhou duas salas de Berçário e, no entorno desta unidade, estamos construindo uma quadra coberta para uso da comunidade, com academia e parque”, afirmou o prefeito Antonio Meira, em cerimônia na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) José Roque de Moura.
Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o envolvimento de pais e responsáveis nas questões escolares é de grande importância. “Quem ama cuida. Como diz o filósofo Rubem Alves, as escolas não podem ser gaiolas que aprisionam, mas asas que libertam, com o conhecimento”, destacou. “O uniforme é um destes elementos. Ele identifica, traz segurança e sentimento de pertencimento à escola. Para a criança significa: \'eu faço parte desta comunidade\'”, explicou.
Pais e crianças aprovam uso de uniformes
“O uniforme é muito importante. A gente identifica que a criança é da escola, é mais segurança para nós”, afirma o ajudante de motorista Adriano Mendes da Silva, de 31 anos, pai de Yasmin Gabrielly Sotero da Silva, de 9 anos, aluna do 4º ano da escola. “Ela já recebeu o material escolar e gosta da escola”, destaca.
Ex-aluna da unidade, a dona de casa Liliane Marinho, de 24 anos, tem boas recordações do tempo em que também estudava ali. “Conheço os professores e eles me conhecem. Hoje, meu filho está aqui e adora o uniforme, porque os amiguinhos têm roupa igual à dele. Não tem diferença de uma criança para a outra, ninguém é melhor que o outro. Assim, o foco é o estudo. Gosto também pela organização e igualdade, porque aprendem a dividir tudo”, explica a mãe de Cauã Rodrigues, de 5 anos, aluno do Jardim II.
Presentes à cerimônia, as alunas do Jardim I Stefanie Sousa Araújo, Laisla Suelen de Freitas e Graziele Vilela Zuio, todas de 5 anos, usam o uniforme com gosto. “Não dá calor, é fresquinho, geladinho”, afirmam. A amiga Yasmin de Oliveira também gosta. “Quando é frio, o agasalho deixa a gente quentinha”, explica a menina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário