terça-feira, 27 de maio de 2014

FAIXA ESCOLAR


27 de maio de 2014 às 08:50.

Faixa escolar será implementada em caráter experimental


alan Faixa escolar será implementada em caráter experimental
Alan Guedes em reunião com o diretor-presidente da Agetran, Nelson Almirão – Foto: Assessoria
O vereador Alan Guedes (DEM) em reunião na quarta-feira (21), com o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Nelson Almirão, ressaltou a importância da criação da faixa escolar para sanar os problemas do trânsito em frente às escolas, sobretudo nos horários de picos, ou seja, no período de entrada e saída de alunos.
“É possível presenciar várias irregularidades no trânsito próximo a escolas, como carros parados no local destinado para embarque e desembarque de passageiros, alguns invadem a faixa de segurança e não dão preferência a passagem de pedestres, outros chegam até formar fila dupla”, disse Guedes.
Nelson Almirão reafirmou que o trânsito próximo às escolas realmente merece uma atenção e se propôs a fazer uma ação de caráter experimental. “Neste primeiro momento iremos colocar agentes de trânsitos para fazer orientações básicas de segurança no trânsito e realizar um trabalho preventivo com aos pais, nos horários de entrada e saída da escola para depois fazermos a implantação da faixa escolar”, afirmou o diretor-presidente da Agetran.
Como irá funcionar?
A proposta de Alan Guedes é deixar a faixa da direita em frente às escolas exclusiva para motoristas que irão deixar ou buscar alunos. Já a da esquerda fica livre para o trafego dos demais motoristas.
Para que esta sugestão funcione, o vereador já solicitou a Agetran um mapeamento das escolas com maior número de ocorrências. O segundo passo será sinalizar devidamente a faixa e colocar agentes de trânsito no início e no meio da quadra para orientar os motoristas a usarem a faixa correta. “Ressalto que o uso da faixa escolar deve ser realizado nos horários de entrada e saída de alunos. A presença dos agentes de trânsito é fundamental para a reeducação dos motoristas e garantir que alunos entrem e saiam da escola em segurança”, afirmou o vereador.
Alan Guedes destaca ainda que mais grave do que a desorganização gerada por aqueles que desconsideram as regras de trânsito, estão os exemplos que ficam por meio destas atitudes. “As crianças se espelham nos pais. Por isso a importância de ensinar aos filhos que atitudes indevidas podem prejudicar a segurança de todos, principalmente tratando de trânsito, onde são altos os índices de acidentes causados por imprudência”, disse. (Assessoria Parlamentar)
FONTE AGORAMS


Nenhum comentário:

Postar um comentário