terça-feira, 15 de abril de 2014

ENTREVISTA COM ULISSES NASCIMENTO, CES

Entrevista de Ulisses Nascimento, CES para a Revista Fotonews

Ulisses Nascimento - Gestor de Segurança Privada formado na Universidade Paulista. Pós Graduando em Educação na Universidade Paulista ,  MBS da FAPI FESP /Brasiliano Consultoria. Profissional com mais de vinte e cinco anos de experiência na área de segurança corporativa, oficial da reserva do Exército Brasileiro na arma de Cavalaria, Instrutor e EX Coordenador de Segurança Universitária e GR no Campus Anchieta da UNIP, especialista formado pela mesma Universidade, atual Assessor Técnico do GIASES ( Grupo Integrado de Apoio à Segurança do Ensino Superior do Estado de São Paulo ) , membro da OBESST, associado à ABSO, ex diretor do Conseg do 83DP – Parque Bristol SP , membro da Comissão Estadual de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Coordenador de Governo da ABGS nos anos de 2007 - 2008 e Vice Presidente da Área de Governo do IFIDUS. Possui diversos cursos de Extensão Universitária na Brasiliano Associados e Universidade São Judas na área de Gerenciamento de Riscos , Planejamento de Segurança e Cenários Prospectivos . Indicado três anos seguidos 2007, 2008 e 2009, para receber o Prêmio Destaque da Segurança Empresarial no Brasil pelo portal CIPANET. Palestrante e articulista de diversos sites e Revistas especializadas na área de segurança. Sócio do Portal Escola Protegida e Security Manager da Grans Nascimento Associados Brasil.


Revistafotonews - Qual foi o maior aprendizado que você teve na Segurança ?
Ulisses Nascimento - Caros leitores, o maior aprendizado que tive na área de Segurança Corporativa é que devemos nos comprometer com o trabalho e nos dedicarmos de coração pelo que fazemos, em algumas palestras motivacionais para corpos de segurança em indústrias e universidades destaco a importância da paixão que temos que imprimir ao nosso trabalho, tenho muitos amigos no segmento e todos sabem que pelo menos a quinze anos tenho me destacado como um grande colaborador para o engrandecimento da profissão de Gestor de Segurança e na redução dos índices de criminalidade nas Escolas e Universidades.


Revistafotonews - Quais são os objetivos do Portal Escola Protegida ?
Ulisses Nascimento - O Portal Escola Protegida está em construção, pois a sua primeira versão tratava de uma consultoria de Análise de Riscos em Escolas e Universidades e como era um Portal Comercial deveria gerar negócios, fato que não ocorreu.Como é de seu conhecimento estamos trabalhando em uma nova configuração e que poderá ser mais interativa com professores, alunos e todos que estão no meio escolar. As pesquisas continuam e estamos recebendo várias demandas de outras cidades e pelas redes sociais todos poderão obter informações, inclusive pela Revista Fotonews.
Minha nova Consultoria está criando uma revista eletrônica sobre o segmento e estaremos lançando em breve, inclusive com treinamentos para professores e reportagens inéditas sobre o ambiente escolar no Brasil.


Revistafotonews - Como é a Segurança nas Escolas?
Ulisses Nascimento - A Segurança nas Escolas públicas e privadas do Brasil ainda é muito amadora, pois não há o comprometimento das altas direções e de governantes em realizar um trabalho profissional, estamos falando sobre a segurança nas escolas do Brasil inteiro, desde as regiões ribeirinhas da Amazônia até o Sul do Brasil. As edificações são problemáticas e muitas não oferecem o mínimo de condições para o exercício de profissão dos professores.
Segurança em Escola começa com a construção do prédio, sua localização e aparelhos para todas as atividades, a segurança do trabalho não pode ser negligenciada com a formação de Brigadas de Incêndio e CIPA, a patrimonial deve cuidar para que haja um diagnóstico sobre crime e violência e a análise de riscos deve ser feita por profissional especializado e uma política de segurança deve ser feita por uma equipe multidisciplinar.
A violência nas escolas é um problema mundial que está causando muitas perdas para as comunidades, famílias e empresários do segmento. As verbas pagas com Segurança não são despesas e sim, um investimento.


Revistafotonews - Existe uma preocupação das escolas Públicas com a Segurança ?
Ulisses Nascimento - Como falei anteriormente existe um amadorismo, todas as escolas adotam modelos particulares e próprios de cada região mas deixam a desejar, em muitos Estados do Brasil como SC,RS,MT e DF existe a preocupação da criação de Núcleos de Segurança Escolar e até a criação de Consegs Escolares, onde diversos membros e autoridades discutem estratégias para a redução de ocorrências principalmente de furtos e roubos, agressões físicas e verbais, atropelamentos, vandalismo, drogas etc.
Os governos devem investir em Gestão Integrada de Segurança e dotar os orçamentos de verbas para este fim específico.
Em São Paulo, a legislação sobre o tema é muito antiga e vários governos pretenderam criar seus Planos de Segurança Escolar, aqui a Polícia Militar e a Metropolitana estão de parabéns pelo trabalho com as Rondas Escolares.
No município de São Paulo temos a Lei 14492 de 31Jul07 - da Área Escolar aprovada pela câmara dos vereadores, que foi idéia do professor e vereador Elizeu Gabriel.


Revistafotonews - Como a Segurança Privada pode colaborar com as Escola ?
Ulisses Nascimento - Como os quadros de vigias e profissionais de portaria das Escolas a muitos anos não estão sendo contratados , vejo como uma grande oportunidade a contração de empresas especializadas em vigilância e portaria para o setor de segurança das escolas públicas e privadas no Brasil, inclusive em muitos centros de formação de vigilantes os cursos de controladores de acesso e segurança em escolas e universidades começam a ser ministrados, gerando uma mão de obra especializada para tratar com diversos públicos, da educação infantil até a universidade.
As empresas especializadas devem sempre reciclar seus colaboradores com especialistas na área, para garantirem a continuidade de negócios de seus contratos.
A Segurança privada já opera em diversas escolas e universidades particulares e públicas.


Revistafotonews - As escolas particulares tem se preocupado com a segurança dos seus alunos como deveriam?
Ulisses Nascimento -Muito, Luiz. As Escolas e Universidades particulares têm investido milhões de reais para garantir a segurança e conforto de seus clientes, colaboradores, professores, pais e responsáveis.
O Grupo Integrado de Apoio à Segurança do Ensino Superior do Estado de São Paulo ( GIASES ) que é apoiado pelo SEMESP foi criado a treze anos para que os gestores de segurança nas escolas e universidades pudessem trocar informações e experiências para reduzir a criminalidade nas Escolas.
O aperfeiçoamento dos gestores em planejamento de segurança e gestão de riscos de acordo com a ISO 31000 está a todo vapor, e esperamos que os investimentos continuem sendo maciços em campanhas de conscientização para a redução da violência.


Revistafotonews - O que pode ser feito para que nossas crianças tenham segurança?
Ulisses Nascimento - Para que nossas crianças tenham mais segurança é necessário que, desde o ambiente familiar ,elas estejam acostumadas e treinadas em prevenção de acidentes e orientadas para como agir com calma em situações de risco. O diálogo com pais e responsáveis e depois com amigos e professores pode fazer com que determinadas situações críticas não aconteçam, pois infelizmente, nossos jovens são o principal alvo dos traficantes de drogas e na própria residência sofrem violência doméstica. A escolha por uma instituição escolar que tenha tradição e que respeite os direitos das crianças e adolescentes, e que possua professores capacitados é um bom início, depois os pais poderão verificar as condições da edificação e planejar como será o dia a dia de seus filhos, o controle de acesso e identificação nas portarias e nos estacionamentos é rígido? O ambulatório médico tem profissional habilitado para tanto, o sistema de prevenção e combate a incêndio funciona, o gestor de segurança possui referências e treinamento para liderar, os alarmes funcionam, as câmeras de CFTV estão monitorando e gravando os fatos?
Temos todas as condições de dar a segurança que nossos filhos merecem a partir do momento que recebamos as informações de segurança e possamos prevenir todas as situações que dêem aos nossas jóias preciosas o melhor estudo e formação.


Revistafotonews - Quais são os tipos de acidentes mais comuns nas escolas ?
Ulisses Nascimento - Os acidentes mais comuns em escolas são as quedas e as lesões referentes à prática de esportes. A Escola deve estar preparada com um ambulatório e ter em seus arquivos os históricos médicos de cada aluno, além do fone dos responsáveis para que em caso de emergências médicas o pronto atendimento e resposta possa garantir a vida do aluno.
Devem ser criados protocolos e planos de emergência pelo setor de Segurança da Escola, um grande exemplo de planejamento de segurança é o da Fundação Salvador Arena que conheci no ABC de São Paulo.
Os atos e as condições inseguras devem ser estudadas pelo SESMT da instituição e a prevenção de acidentes , ser norma para que todos sigam no dia a dia.
Os professores devem ter conhecimento de primeiros socorros para que quedas, cortes, queimaduras,fraturas,desmaios, engasgamentos sejam tratados com urgência.


Revistafotonews - As normas de Segurança estão sendo respeitadas?
Ulisses Nascimento - Infelizmente as Normas de Segurança somente existem em determinados setores como no Trânsito, transporte Escolar, Segurança do trabalho, segurança de informações, edificações, AVCB do Corpo de Bombeiros e após uma breve verificação vemos que temos que evoluir muito culturalmente neste quesito que é a obediência a lei e as normas.
Para a Segurança Corporativa, e Patrimonial ainda teremos que estudar e compor os Grupos de Estudos da ABNT para que normas do setor sejam criadas.
Os professores tem um importante papel de multiplicadores de cultura de segurança, pois a partir deste momento poderemos ter a escola como um ambiente de Paz.
A UNESCO possui trabalhos na área e esperamos que o Amigos da Escola e o Criança Esperança possam melhorar as condições de segurança em nossas escolas e as balas perdidas não matem nossos alunos e nossos sonhos no ambiente escolar.


Revistafotonews - Como é a segurança nas escolas em outros Países?
Ulisses Nascimento - O Portal Escola Protegida, o GIASES, e a Grans Nascimento Brasil estão estudando a muitos anos a situação da segurança escolar no mundo, e esperamos em breve fazer um grande evento para profissionais da área de educação para trocar figurinhas, sabemos que a FAAP trouxe a pouco tempo especialistas de Nova YorK para debater a questão do Programa Tolerância Zero – Choque de ordem nos USA para a área Educacional e esperamos que todos possam aprender muito com o evento a ser planejado.
Nos USA temos o problemas dos classroom killers, fatos que todos recebemos informações das graves ocorrências, na Colômbia o exército toma conta das Escolas , no Brasil temos diversas realidades mas no RJ a situação é crítica com escolas em áreas de guerra urbana.
No Japão temos uma grande incidência de suicídios, na África as gangues atacam a cada momento, na Rússia tivemos a tragédia de Beslam, na Índia centenas de crianças morrem em incêndio em escolas de lata, na Europa a preocupação com terrorismo faz com que hajam muitos treinamentos e planos de evacuação e o projeto mais avançado é o Escola Segura de Portugal.
A segurança escolar deve ser um tema para ser discutido pelos presidenciáveis , inclusive já pedimos um encontro com o senador Cristovam Buarque e com o candidato José Serra pois está sendo discutido em Brasília o PLS 191/08 sobre a criação da Agencia Nacional de Segurança Escolar do MEC.


Revistafotonews - Funcionários, Alunos e Professores estão seguros hoje nas escolas?
Ulisses Nascimento - Creio que a Segurança é uma das maiores necessidades do ser humano, e deve ser garantida por todos. Sua escola ou universidade deve estar atenta aos perigos e aos riscos a que estão expostos pois não é só de controle de acesso e identificação que podemos falar , mas a segurança nos laboratórios de química, a PREVENÇÃO DE ACIDENTES E O SISTEMA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS , as Rondas Escolares, os Consegs, o trânsito no entorno etc
Todos devem estar comprometidos com a segurança pois o perigo compromete a existência das pessoas, das instituições e dos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário