quarta-feira, 10 de julho de 2013

SEGURANÇA E PREVENÇÃO ÀS DROGAS NAS ESCOLAS

Educação realiza curso sobre segurança e prevenção às drogas nas escolas

Formação é voltada para profissionais das CREs e é promovida em parceria com a PM/AL; atividades seguem até quinta-feira (11)
     Teve início, nesta segunda-feira (8), o curso de segurança e prevenção às drogas nas escolas voltado aos profissionais da Educação estadual que atuam em unidades das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Maceió. A atividade acontece no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa) e prossegue até quinta-feira (11).
    A formação é promovida em parceria com o Batalhão Escolar da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL). No primeiro dia de palestra, os tenentes Gustavo e Carvalho explicaram aos participantes como é realizada a ronda escolar. “As rondas do Batalhão são feitas de segunda a sexta-feira, nos três turnos. Os policiais vão até a escola, conversam com diretor e professores e, quando há necessidade, fazem abordagens no entorno da unidade”, explicou o tenente Carvalho.
    Os militares também aconselharam a adoção de pequenas medidas preventivas nas escolas, como prestar informações detalhadas à polícia, ter um maior controle sobre a portaria e manter sempre fechadas as salas em que não há atividades.
    “É essencial estreitar os laços com a Secretaria de Educação, sobretudo neste momento de transição de diretores escolares. Nossa intenção, com esse curso, é facilitar a comunicação entre escolas e Batalhão Escolar, instruir os educadores e captar informações sobre ocorrências”, comentou o tenente Gustavo.

    Combate às drogas


    Nas próximas quarta (10) e quinta (11), o sargento Genivaldo vai ministrar módulo sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), debatendo sobre os danos trazidos pelo uso de entorpecentes.
    De acordo com a chefe do Núcleo de Desenvolvimento Profissional (Nudep) da Secretaria de Estado da Educação, Alexsandra Sena, ao serem consultados sobre quais os cursos que desejavam participar, técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação demonstraram interesse nas áreas de primeiro socorros e segurança patrimonial.
    “Muitos educadores precisam lidar com situações de violência, muitas delas relacionadas às drogas, mas nem sempre sabem a forma mais certa de fazê-lo. Por isso a importância de oferecer momentos como este”, destaca Alexsandra.
    O primeiro módulo da capacitação, realizado em apoio com o Corpo de Bombeiros, entre os dias 17 e 20 de junho, abordou noções de primeiros socorros, orientando os profissionais a agir em casos de emergência e pequenos acidentes no ambiente escolar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário